AS SITUAÇOES E AS DIFERENTES PERSPECTIVAS.


Olá todos estou por aqui outra vez ¡!! Com muita saudade do blog ,e não precisa falar, porque quem tem um TGD em casa sabe, ocupadíssima com os aspectos acadêmicos entre outras coisas.
Trabalhar esse capitulo foi muito prazeroso, de verdade que eu passei maravilhosamente bem. Os  risos foram muitos ...  : O)
  
A chegada das caixinhas foi um momento delicioso, ele gruardava coisas e eu ia e trocava o que tinha dentro por outras quando nao via, isso lhe desconsertava e gerava perguntas do tipo: foi mágica? 
Eu:_ Não foi quando voce não estava alguém mudou de lugar seus brinquendos.
Ele: _ Foi papai?
Eu:_ Papai não estava. 
Ele:_ Foi tú?


Entendendo o  princípio “ ver conduze a saber”. Esta é a habilidade de entender que nós  só podemos saber as coisas que se experimenta direta ou indiretamente. Nesse programa de ensino , simplificamos este nível avaliando unicamente a conexão entre VER ou OUVIR e SABER.

O objetivo é mostrar a criança como uma pessoa que pode experimentar e conhecer umas coisas diferentes às que experimenta e conhece outra pessoa ( tu sabe que a água está quente porque a tocou porém , como não toquei não sei_ tu sabe que existe um elefante no quarto porque você viu ou não sabe que aconteceu, porque não estava aí.

Para o desenvolvimento desta habilidade é necessário gerar muitas situações de vivencias com a criança e representar situações por meio de desenhos.


EXERCICIO 1
Coloca diante da criança uma caixa ( dentro pode estar um dos brinquedos favoritos)
_” Nome da criança”, você sabe “o que tem dentro da caixa?” _ Não sei a caixa está fechada , não posso ver. Não sabe porque a caixa está fechada e não pode ver. Abre a caixa ( se abre a caixa) Quem tem dentro da caixa? Um carro_ Muito bem, na caixa tem um carro. Agora você sabe porque pode ver.
A mesma coisa você pode fazer com um presente surpresa.


EXERCICIO 2
Como material de trabalho necessitamos duas caixas iguais para esconder coisas, y dois objetos iguais que  se diferenciem pela cor ( uma bola verde, uma bola amarela, por exemplo)
_ “Nome da criança” , olha tenho uma bola verde e uma bola amarela ( ou podemos perguntar: Que tenho nas mãos?  ).
Vou esconder uma bolinha em uma caixa. Fecha os olhos( a criança fecha os olhos e você esconde a bolinha). Abre os olhos.
Pergunta de conhecimento:  “( nome da criança)”. Qual é a bolinha que está dentro da caixa? Não sei. Pergunta de justificação: “( nome da criança)” Por que você não sabe qual é a bolinha que está dentro da caixa?  _ Porque não vi donde você escondia, ou porque não vi. _ Muito bem , não sabe que bolinha está na caixa porque não me viu esconder. Se não vê não sabe.
Depois pode mudar os papeis e ser a criança que faz as perguntas.

EXERCICIO  3
É  igual que os exercícios anteriores ( Anabel usou uma boneca  como terceira pessoa, Nós tivemos a “ajuda do papai”)   Vendamos os olhos do papai com um lenço, como se fosse brincar de cobra cega.
As perguntas são do tipo :  Donde está a bola verde? Sabe papai donde está a bolinha verde? Você sabe donde está a bola verde? Porque não sabe papai donde está a bola verde?
Depois descobrimos os olhos de papai e mostramos em que caixa está a bola. Papai olha dentro da caixa e sabe donde está a bolinha. Agora papai sabe donde está a bolinha, Porque sabe papai donde está a bolinha? Porque ele viu. Etc.

Desse exercício passamos ao seguinte:
PAPAI VAI COLOCAR A BOLINHA EM UMA CAIXA E VAI SAIR.... ( Depois que papai sai fechamos a porta e mudamos a bolinha de lugar, retiramos a bola da caixa e escondemos detrás do armário) Pergunta:  DONDE PAPAI VAI BUSCA A BOLA?  ( a resposta é dentro da caixa ,” papai não viu que agente mudou a bola de lugar)

Tenho que agregar que nesse exercício foi maravilhoso ver Ele sussurrar  “Aqui!!, mostrando a caixa  vazia , ele vai buscar aqui”.  Esse foi o momento em que pude confirmar que Ele pode colocar-se desde o ponto de vista de outra pessoa. 


Gracias   a Anabel por compartir os trabalhos feitos com Erik. Depois vou colocando mais coisas, de momento para quem deseje começar com as caixas , que se divirtam!! Tem mais exercicios, só me falta tempo para subir.

Comentários

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS(p.2)

Segurar o lápis

ECOLALIA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS AUTISTAS (p. 3)